É IMPORTANTE ASSOCIARMOS A ESSE QUADRO
A FIGURA DE MARIA PARDA, PERSONAGEM DO “PRANTO” ESCRITO EM 1522. NESSE
MONOLOGO, GIL VICENTE SUBVERTE O CÂNONE AO RETOMAR UM GÊNERO DO PASSADO INERENTE
À MORTE DE FIGURAS NOTÁVEIS DA IDADE MEDIA, COMO O FEITO POR UM JOGRAL EM
MEMÓRIA DE D. DINIS, O REI TROVADOR. NO QUE SE REFERE AO TEXTO VICENTINO,
ENTRETANTO LÊEM-SE REFERÊNCIAS À GRANDE SECA QUE DIZIMOU PORTUGAL, EM 1522, E
QUE RESULTOU NA ESCASSEZ DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, DENTRE ELES A UVA QUE,
CONSEQUENTEMENTE, AFETOU DRASTICAMENTE A PRODUÇÃO DE VINHO. É ATRAVÉS DESSE
VIÉS QUE GIL VICENTE DA VOZ À MARIA PARDA, PERSONAGEM ALCOÓLATRA E ANÔNIMA QUE
CHORA AO VER LISBOA COM TÃO POUCOS RAMOS NAS TAVERNAS E O VINHO TÃO CARO.
ASSIM, APROXIMANDO-SE IRÔNICA E PARODISTICAMENTE DA LITURGIA DO TEATRO
RELIGIOSO, A PERSONAGEM EMPREENDE UMA NOVA VIA CRUCIS AO VAGAR,
SOLITÁRIA, PELAS RUAS DA CIDADE, PADECENDO PELAS TAVERNAS DE QUE OUTRORA
FORA FREGUESA HABITUAL, MENDIGANDO A BEBIDA ORA NEGADA