segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ánalise de Maria Parda


É IMPORTANTE ASSOCIARMOS A ESSE QUADRO A FIGURA DE MARIA PARDA, PERSONAGEM DO “PRANTO” ESCRITO EM 1522. NESSE MONOLOGO, GIL VICENTE SUBVERTE O CÂNONE AO RETOMAR UM GÊNERO DO PASSADO INERENTE À MORTE DE FIGURAS NOTÁVEIS DA IDADE MEDIA, COMO O FEITO POR UM JOGRAL EM MEMÓRIA DE D. DINIS, O REI TROVADOR. NO QUE SE REFERE AO TEXTO VICENTINO, ENTRETANTO LÊEM-SE REFERÊNCIAS À GRANDE SECA QUE DIZIMOU PORTUGAL, EM 1522, E QUE RESULTOU NA ESCASSEZ DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, DENTRE ELES A UVA QUE, CONSEQUENTEMENTE, AFETOU DRASTICAMENTE A PRODUÇÃO DE VINHO. É ATRAVÉS DESSE VIÉS QUE GIL VICENTE DA VOZ À MARIA PARDA, PERSONAGEM ALCOÓLATRA E ANÔNIMA QUE CHORA AO VER LISBOA COM TÃO POUCOS RAMOS  NAS TAVERNAS E O VINHO TÃO CARO. ASSIM, APROXIMANDO-SE IRÔNICA E PARODISTICAMENTE DA LITURGIA DO TEATRO RELIGIOSO, A PERSONAGEM EMPREENDE UMA NOVA VIA CRUCIS AO VAGAR, SOLITÁRIA,  PELAS RUAS DA CIDADE, PADECENDO PELAS TAVERNAS DE QUE OUTRORA FORA FREGUESA HABITUAL, MENDIGANDO A BEBIDA ORA NEGADA
MARIA PARDA LAMENTA-SE PELA FALTA DE VINHO NAS TAVERNAS DE LISBOA, EVOCANDO OS TEMPOS EM QUE ELE ERA ABUNDANTE E BARATO. DEPOIS, RESOLVE PEDIR O VINHO FIADO A ALGUNS TABERNEIROS QUE LHE NEGAM. POR FIM, DECIDE MORRER E PRONUNCIA UM EXTENSO TESTAMENTO QUE SE REFERE OBSESSIVAMENTE AO VINHO. MARIA PARDA PODE BEM SER UMA REPRESENTANTE DESTE POVO ESFOMEADO DESDE FINAIS DE 1521, QUE SE QUEIXA DA FALTA E DA CARESTIA. FREI LUIZ DE SOUSA VIRIA A DESCREVER COM VEEMÊNCIA, NOS SEUS ANAIS DE D. JOÃO III (L. I CAP. XI), A ESTERILIDADE E A SECA DE 1521, ASSIM COMO A FOME QUE LISBOA VIVEU NOS FINAIS DESSE ANO E AO LONGO DO SEGUINTE. EM COMEÇOS DE 1522 MORRIA-SE DE FOME NAS RUAS DA CAPITAL, TAL COMO MARIA PARDA VAI MORRER DE SEDE. NO TEXTO, OS SEIS TABERNEIROS QUE RECUSAM FIAR O VINHO PODERÃO REPRESENTAR TANTO A PRUDÊNCIA QUANTO UM MERCADO LISBOETA SOVINA, NA CONTRAMÃO DA CARIDADE E DO ESPÍRITO DAS MISERICÓRDIAS EM QUE SE EMPENHOU A RAINHA D. LEONOR E, COM ELA, O PRÓPRIO GIL VICENTE. UM DOS TABERNEIROS É UM CRISTÃO-NOVO E TODOS USAM SENTENÇAS ECONOMICISTAS, RELATIVAS À POUPANÇA E AOS PREÇOS. GIL VICENTE CONJUGA OPORTUNAMENTE, VIRTUOSISMO RETÓRICO DO CONSTRANGIMENTO POÉTICO, A QUE SE OBRIGA, COM A CARACTERIZAÇÃO JUDAIZANTE E MATERIALISTA DAS PERSONAGENS DOS VENDEDORES. EM ÉPOCA DE ESCASSEZ, MARIA PARDA REPRESENTA O DESGOVERNO, O GASTO EXCESSIVO COM VÍCIOS TERRENOS, OU MESMO O PECADO; OS TABERNEIROS, POR OPOSIÇÃO, SÃO FIGURAS QUE REPRESENTAM CERTA PRUDÊNCIA, BASEADA NA SABEDORIA PROVERBIAL POPULAR.
A MORTE FINAL DE MARIA PARDA SERIA COMO QUE O CASTIGO DA SUA DISSIPAÇÃO.
QUANTO À LOCALIZAÇÃO DESTE EVENTUAL AUTO, A PRÓPRIA MARIA PARDA INDICA, AINDA QUE DE MODO IMPRECISO: D’AQUI DA SÉ (216B). NÃO SABEMOS DE APONTA PARA O BAIRRO DA SÉ, PARA UMA RUA OU PRAÇA DESSA ZONA, SE APONTA PARA O ADRO DA CATEDRAL, SE PARA O SEU INTERIOR, SE PARA UM CLAUSTRO. SOB A INVOCAÇÃO DE N.ª S.ª DA PIEDADE, ERA ESSA CAPELA CHAMADA DE TERRA SOLTA, POIS NELA SE PRATICAVA A DEVOÇÃO ANUAL DO ENTERRO DOS POBRES (JULIO DE CASTILHO, VI, 55-61). NOTE-SE QUE O TEXTO ENCENA UM PEDIDO DE PIEDADE E UM ENTERRO: MARIA PARDA VAI MORRER E FAZ AS DISPOSIÇÕES PARA SEU FUNERAL.
O TEXTO NÃO É APENAS UMA FALA AUSENTE NUMA SITUAÇÃO FICCIONAL. A FALA VEM ACOMPANHADA DE AÇÕES A DELINEAREM UM BREVE PLOT, SE BEM QUE SIMPLICÍSSIMO, E ESSAS AÇÕES SÃO PREDOMINANTEMENTE VERBAIS:
1.ª A QUEIXA PELO MAL PRESENTE COM EVOCAÇÃO DO BEM PASSADO;
2.ª A DECISÃO DE PEDIR FIADO;
3.ª O ATO DE PEDIR;
4ª A RECUSA DOS TABERNEIROS (REPETIÇÃO EM ALTERNÂNCIA DESTAS DUAS AÇÕES, POR SEIS VEZES);
5.ª A DECISÃO DE MORRER;
6.º A ORDENAÇÃO DO TESTAMENTO;
TODAS AS AÇÕES OCORREM IN PRASENTIA, TAL COMO O DISCURSO DIRETO DAS PERSONAGENS, E IMPLICAM EM UM DESFECHO NO FUTURO: MARIA PARDA IRÁ MORRER.
DO PONTO DE VISTA RETÓRICO, NO  ENTANTO, GIL VICENTE PRESERVA O TOM HIPERBÓLICO DO JOGRAL LEONÊS AO MAGNIFICAR O ESPECTRO DO DESESPERO DAQUELA QUE É PARTA TANTO NA COR QUANTO NA FIGURAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA CRISE DE ABSTINÊNCIA A QUE FORA INVOLUNTARIAMENTE SUBMETIDA E QUE A LEVOU A PROFERIR SEU PRÓPRIO TESTAMENTO A NOÉ, O PLANTADOR DA PRIMEIRA VINHA, COMO SEU PATRONO.
DESSE MODO, TAMBÉM VEMOS QUE A INSERÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE PORTUGUESA TEM, A PARTIR DO TEATRO VICENTINO, PERSPECTIVAS QUE, CONTRARIANDO A “CULTURA OFICIAL” A QUE SE REFERE BAKHTIN, EVIDENCIAM A CRÍTICA SOCIAL INTENSA DE QUE SUA OBRA É PORTADORA. POR ISSO, A COR DE MARIA PARDA E DAS DEMAIS PERSONAGENS REFERIDAS TORNAM-SE DETALHE, VISTO QUE SUA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA ESTÁ NA COMPOSIÇÃO DE TIPOS REAIS E MULTIFACETADOS DA ÉPOCA QUE RETRATOU. MAIS IMPORTANTE, NOS PARECE, SÃO OS DIVERSOS MODOS PELOS QUAIS O COLONIALISMO SE ESTENDEU DA PENÍNSULA ÀS COLÔNIAS E AS REAÇÕES DOS NEGROS A ELE.

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