É IMPORTANTE ASSOCIARMOS A ESSE QUADRO
A FIGURA DE MARIA PARDA, PERSONAGEM DO “PRANTO” ESCRITO EM 1522. NESSE
MONOLOGO, GIL VICENTE SUBVERTE O CÂNONE AO RETOMAR UM GÊNERO DO PASSADO INERENTE
À MORTE DE FIGURAS NOTÁVEIS DA IDADE MEDIA, COMO O FEITO POR UM JOGRAL EM
MEMÓRIA DE D. DINIS, O REI TROVADOR. NO QUE SE REFERE AO TEXTO VICENTINO,
ENTRETANTO LÊEM-SE REFERÊNCIAS À GRANDE SECA QUE DIZIMOU PORTUGAL, EM 1522, E
QUE RESULTOU NA ESCASSEZ DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, DENTRE ELES A UVA QUE,
CONSEQUENTEMENTE, AFETOU DRASTICAMENTE A PRODUÇÃO DE VINHO. É ATRAVÉS DESSE
VIÉS QUE GIL VICENTE DA VOZ À MARIA PARDA, PERSONAGEM ALCOÓLATRA E ANÔNIMA QUE
CHORA AO VER LISBOA COM TÃO POUCOS RAMOS NAS TAVERNAS E O VINHO TÃO CARO.
ASSIM, APROXIMANDO-SE IRÔNICA E PARODISTICAMENTE DA LITURGIA DO TEATRO
RELIGIOSO, A PERSONAGEM EMPREENDE UMA NOVA VIA CRUCIS AO VAGAR,
SOLITÁRIA, PELAS RUAS DA CIDADE, PADECENDO PELAS TAVERNAS DE QUE OUTRORA
FORA FREGUESA HABITUAL, MENDIGANDO A BEBIDA ORA NEGADA
MARIA PARDA LAMENTA-SE PELA FALTA DE VINHO NAS TAVERNAS DE LISBOA, EVOCANDO OS TEMPOS EM QUE ELE ERA ABUNDANTE E BARATO. DEPOIS, RESOLVE PEDIR O VINHO FIADO A ALGUNS TABERNEIROS QUE LHE NEGAM. POR FIM, DECIDE MORRER E PRONUNCIA UM EXTENSO TESTAMENTO QUE SE REFERE OBSESSIVAMENTE AO VINHO. MARIA PARDA PODE BEM SER UMA REPRESENTANTE DESTE POVO ESFOMEADO DESDE FINAIS DE 1521, QUE SE QUEIXA DA FALTA E DA CARESTIA. FREI LUIZ DE SOUSA VIRIA A DESCREVER COM VEEMÊNCIA, NOS SEUS ANAIS DE D. JOÃO III (L. I CAP. XI), A ESTERILIDADE E A SECA DE 1521, ASSIM COMO A FOME QUE LISBOA VIVEU NOS FINAIS DESSE ANO E AO LONGO DO SEGUINTE. EM COMEÇOS DE 1522 MORRIA-SE DE FOME NAS RUAS DA CAPITAL, TAL COMO MARIA PARDA VAI MORRER DE SEDE. NO TEXTO, OS SEIS TABERNEIROS QUE RECUSAM FIAR O VINHO PODERÃO REPRESENTAR TANTO A PRUDÊNCIA QUANTO UM MERCADO LISBOETA SOVINA, NA CONTRAMÃO DA CARIDADE E DO ESPÍRITO DAS MISERICÓRDIAS EM QUE SE EMPENHOU A RAINHA D. LEONOR E, COM ELA, O PRÓPRIO GIL VICENTE. UM DOS TABERNEIROS É UM CRISTÃO-NOVO E TODOS USAM SENTENÇAS ECONOMICISTAS, RELATIVAS À POUPANÇA E AOS PREÇOS. GIL VICENTE CONJUGA OPORTUNAMENTE, VIRTUOSISMO RETÓRICO DO CONSTRANGIMENTO POÉTICO, A QUE SE OBRIGA, COM A CARACTERIZAÇÃO JUDAIZANTE E MATERIALISTA DAS PERSONAGENS DOS VENDEDORES. EM ÉPOCA DE ESCASSEZ, MARIA PARDA REPRESENTA O DESGOVERNO, O GASTO EXCESSIVO COM VÍCIOS TERRENOS, OU MESMO O PECADO; OS TABERNEIROS, POR OPOSIÇÃO, SÃO FIGURAS QUE REPRESENTAM CERTA PRUDÊNCIA, BASEADA NA SABEDORIA PROVERBIAL POPULAR.
MARIA PARDA LAMENTA-SE PELA FALTA DE VINHO NAS TAVERNAS DE LISBOA, EVOCANDO OS TEMPOS EM QUE ELE ERA ABUNDANTE E BARATO. DEPOIS, RESOLVE PEDIR O VINHO FIADO A ALGUNS TABERNEIROS QUE LHE NEGAM. POR FIM, DECIDE MORRER E PRONUNCIA UM EXTENSO TESTAMENTO QUE SE REFERE OBSESSIVAMENTE AO VINHO. MARIA PARDA PODE BEM SER UMA REPRESENTANTE DESTE POVO ESFOMEADO DESDE FINAIS DE 1521, QUE SE QUEIXA DA FALTA E DA CARESTIA. FREI LUIZ DE SOUSA VIRIA A DESCREVER COM VEEMÊNCIA, NOS SEUS ANAIS DE D. JOÃO III (L. I CAP. XI), A ESTERILIDADE E A SECA DE 1521, ASSIM COMO A FOME QUE LISBOA VIVEU NOS FINAIS DESSE ANO E AO LONGO DO SEGUINTE. EM COMEÇOS DE 1522 MORRIA-SE DE FOME NAS RUAS DA CAPITAL, TAL COMO MARIA PARDA VAI MORRER DE SEDE. NO TEXTO, OS SEIS TABERNEIROS QUE RECUSAM FIAR O VINHO PODERÃO REPRESENTAR TANTO A PRUDÊNCIA QUANTO UM MERCADO LISBOETA SOVINA, NA CONTRAMÃO DA CARIDADE E DO ESPÍRITO DAS MISERICÓRDIAS EM QUE SE EMPENHOU A RAINHA D. LEONOR E, COM ELA, O PRÓPRIO GIL VICENTE. UM DOS TABERNEIROS É UM CRISTÃO-NOVO E TODOS USAM SENTENÇAS ECONOMICISTAS, RELATIVAS À POUPANÇA E AOS PREÇOS. GIL VICENTE CONJUGA OPORTUNAMENTE, VIRTUOSISMO RETÓRICO DO CONSTRANGIMENTO POÉTICO, A QUE SE OBRIGA, COM A CARACTERIZAÇÃO JUDAIZANTE E MATERIALISTA DAS PERSONAGENS DOS VENDEDORES. EM ÉPOCA DE ESCASSEZ, MARIA PARDA REPRESENTA O DESGOVERNO, O GASTO EXCESSIVO COM VÍCIOS TERRENOS, OU MESMO O PECADO; OS TABERNEIROS, POR OPOSIÇÃO, SÃO FIGURAS QUE REPRESENTAM CERTA PRUDÊNCIA, BASEADA NA SABEDORIA PROVERBIAL POPULAR.
A MORTE FINAL DE MARIA PARDA SERIA COMO
QUE O CASTIGO DA SUA DISSIPAÇÃO.
QUANTO À LOCALIZAÇÃO DESTE EVENTUAL
AUTO, A PRÓPRIA MARIA PARDA INDICA, AINDA QUE DE MODO IMPRECISO: D’AQUI DA SÉ
(216B). NÃO SABEMOS DE APONTA PARA O BAIRRO DA SÉ, PARA UMA RUA OU PRAÇA DESSA
ZONA, SE APONTA PARA O ADRO DA CATEDRAL, SE PARA O SEU INTERIOR, SE PARA UM
CLAUSTRO. SOB A INVOCAÇÃO DE N.ª S.ª DA PIEDADE, ERA ESSA CAPELA CHAMADA DE
TERRA SOLTA, POIS NELA SE PRATICAVA A DEVOÇÃO ANUAL DO ENTERRO DOS POBRES
(JULIO DE CASTILHO, VI, 55-61). NOTE-SE QUE O TEXTO ENCENA UM PEDIDO DE PIEDADE
E UM ENTERRO: MARIA PARDA VAI MORRER E FAZ AS DISPOSIÇÕES PARA SEU FUNERAL.
O TEXTO NÃO É APENAS UMA FALA AUSENTE
NUMA SITUAÇÃO FICCIONAL. A FALA VEM ACOMPANHADA DE AÇÕES A DELINEAREM UM BREVE PLOT,
SE BEM QUE SIMPLICÍSSIMO, E ESSAS AÇÕES SÃO PREDOMINANTEMENTE VERBAIS:
1.ª A QUEIXA PELO MAL PRESENTE COM
EVOCAÇÃO DO BEM PASSADO;
2.ª A DECISÃO DE PEDIR FIADO;
3.ª O ATO DE PEDIR;
4ª A RECUSA DOS TABERNEIROS (REPETIÇÃO
EM ALTERNÂNCIA DESTAS DUAS AÇÕES, POR SEIS VEZES);
5.ª A DECISÃO DE MORRER;
6.º A ORDENAÇÃO DO TESTAMENTO;
TODAS AS AÇÕES OCORREM IN PRASENTIA,
TAL COMO O DISCURSO DIRETO DAS PERSONAGENS, E IMPLICAM EM UM DESFECHO NO
FUTURO: MARIA PARDA IRÁ MORRER.
DO PONTO DE VISTA RETÓRICO, NO
ENTANTO, GIL VICENTE PRESERVA O TOM HIPERBÓLICO DO JOGRAL LEONÊS AO MAGNIFICAR
O ESPECTRO DO DESESPERO DAQUELA QUE É PARTA TANTO NA COR QUANTO NA FIGURAÇÃO
SOCIAL ATRAVÉS DA CRISE DE ABSTINÊNCIA A QUE FORA INVOLUNTARIAMENTE SUBMETIDA E
QUE A LEVOU A PROFERIR SEU PRÓPRIO TESTAMENTO A NOÉ, O PLANTADOR DA PRIMEIRA
VINHA, COMO SEU PATRONO.
DESSE MODO, TAMBÉM VEMOS QUE A INSERÇÃO
DO NEGRO NA SOCIEDADE PORTUGUESA TEM, A PARTIR DO TEATRO VICENTINO,
PERSPECTIVAS QUE, CONTRARIANDO A “CULTURA OFICIAL” A QUE SE REFERE BAKHTIN,
EVIDENCIAM A CRÍTICA SOCIAL INTENSA DE QUE SUA OBRA É PORTADORA. POR ISSO, A
COR DE MARIA PARDA E DAS DEMAIS PERSONAGENS REFERIDAS TORNAM-SE DETALHE, VISTO
QUE SUA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA ESTÁ NA COMPOSIÇÃO DE TIPOS REAIS E MULTIFACETADOS
DA ÉPOCA QUE RETRATOU. MAIS IMPORTANTE, NOS PARECE, SÃO OS DIVERSOS MODOS PELOS
QUAIS O COLONIALISMO SE ESTENDEU DA PENÍNSULA ÀS COLÔNIAS E AS REAÇÕES DOS
NEGROS A ELE.
gostei do resumo
ResponderExcluirObrigada Paula. Estarei aguardando sugestões para alimentar nosso Blog
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